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22/12/2020 /
Todos os dias lança algo novo inovador no mercado que, mesmo não fazendo tanto sucesso e não sendo tão adotado em seu lançamento, alguma hora vai estourar, seja para uso pessoal ou profissional. Nós da tecnologia precisamos estar sempre atentos as novas tendências de TI que vem surgindo no mercado, pois, além de nos mantermos atualizados. Essa não poderia deixar de ser a primeira, não é? Muito comentada nesse ano, é possível que essa tecnologia não chegue no Brasil ainda em 2020, dando as caras somente no ano que vem. Demorará um pouco mais, pois será preciso realizar algumas adaptações das estruturas, tanto por parte das empresas quanto das operadoras de internet. No entanto, muitos negócios já estão se preparando para sua chegada. Prometendo inovar ainda mais nossos processos, ajudando as empresas a implementarem arquiteturas de dados escaláveis e em tempo real, impulsionar ação, tomando decisões inteligentes e dinâmicas através de múltiplos fluxos de dados, a tecnologia 5G está impulsionando a adoção de outras tecnologias, desde a computação de ponta até a realidade virtual. Sabemos que a inteligência artificial já é uma realidade. Há alguns anos. Ela é usada bastante para facilitar a execução de diversos processos, facilitando nossa vida quando temos um volume de trabalho gigante. Mas a tendência de TI para 2021 é que o seu uso aumente ainda mais, em diversas áreas da tecnologia da informação. Pequenas, médias e grandes empresas, estão adotando-a em muitos processos, principalmente na segurança e na coleta de dados, o que ajuda a proteger melhor a rede do negócio e as empresas tomarem decisões com bastante embasamento e análise, respectivamente. A realidade aumentada, assim como a inteligência artificial, já existe e faz parte do cotidiano de muita gente. Uma das mais famosas demonstrações dessa tecnologia é o código QR, que pode ser escaneado pela câmera do celular e direcionar o usuário para um site, imagem, entre outros. Contudo, a tendência de TI para 2021 é que esse uso aumente ainda mais. Muitas empresas já estão e muitas outras utilizarão para fins de comerciais, como o MC Donald’s da Suécia, por exemplo, que substituiu os balões, que geralmente enche as suas lojas, por um minigame com realidade aumentada. Além disso, existem diversos outros exemplos que já a utilizam no Brasil, que é possível encontrar em empresas de bebidas, entre outros. Ou seja, com o tempo, ela acabará se tornando uma ótima aliada do marketing para os negócios. Não sendo propriamente uma tecnologia, mas uma metodologia, ela se adequa bastante à análise de dados. Ela segue os princípios da DevOps, porém aplicadas em times de Big Data. Ela consegue unificar fluxos de trabalho relacionados a análise de dados e pode significar considerável crescimento na capacidade de equipes extraírem valores de suas bases de dados. Além disso, ela também ajuda a diminuir os processos manuais que resultam na queda de produtividade desses times e pode ser o elemento que faltava para equipes de pouca organização! Sendo uma tecnologia que permite o desenvolvimento de um sistema operacional totalmente virtual, com os contêiners em nuvem ou cloud container não precisa de muito espaço de armazenamento e é possível executar e instalar aplicativos distribuídos em diferentes lugares. 1 – 5G
2 – Inteligência Artificial
3 – Realidade aumentada
4 – DataOps
5 – Contêiners em nuvem
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